Cores


Cores



Cor é vida, e o que a cor manifesta pela luz é a expressão visível do divino. Novidade a Cromoterapia, não, desde os tempos primitivos, tendo como registros no Egito, China, Índia já possuíam um sistema de cromologia. Na modernidade está sendo demonstrada a sabedoria dos antigos quanto ao uso da cor nos processos de cura, visto que a doença é uma busca da harmonia psíquica. Entra neste momento a Cromoterapia que através da aplicação de feixes de luz faz a harmonização de nossas energias vitais e nossas emoções.
A partir do momento que descobrimos a ação de diferentes cores sobre cada um dos nossos órgãos, com uma aplicação correta nos mesmos, acionamos energeticamente através da cor o equilíbrio do órgão, restaurando adequadamente no interior do corpo todas as energias coloridas.
São sete os raios primários:

VERMELHO - o centro mais baixo, na altura do cóccix, que corresponde ao chakra raiz ou básico, é estimulante, mas, contra- indicado em casos de inflamações, deve ser sempre usado com cautela.

LARANJA - chacra umbilical, esplënico, na parte posterior da cintura, é cor da felicidade, estimula a ambição e a bondade nas pessoas, pode se usado no tratamento de bronquites, moléstias dos pulmões, etc.

AMARELO - usado no chakra do plexo solar, comumente chamado de boca do estömago,,indicado para falta de confiança, otimismo, estimula as faculdades mentais, problemas de fígado e diabetes.

VERDE – na altura do esterno, em linha com o coração, chakra cardíaco, é a cor da paz, da harmonia, da saúde, trabalha a renovação dos sentimentos no aspecto psicológico, também indicado para prisão de ventre, memória fraca, dores de cabeça, etc.

AZUL – localizado no centro da garganta, o chakra laríngeo, o maior poder de auto-expressão do homem, a fala, indicado para casos insônia, diminui o ritmo respiratório, medo, ciúme, dores de cabeça, etc.

ÍNDIGO – localizado no terceiro olho, o chacra frontal, um purificador da corrente sanguinea, , atua sobre as glândulas paratireóides, libera medos e inibições, etc.

VIOLETA - localizado no centro da cabeça, chakra coronário e está relacionado com a glândula pituitária, o centro da compreensão espiritual por onde o nosso Eu interior faz o contato com o Eu Cósmico. Este raio pode ser usado no tratamento de doenças nervosas, reumatismos, etc.




As Cores e Sua Influência




Veja abaixo algumas influências das cores em nosso comportamento e em nosso organismo baseadas na Cromoterapia:

A cor Preta é uma cor que dá força as outras cores, quando usado com vermelho, dá poder físico, quando usado com cor-de-rosa dá poder social, e com amarelo poder intelectual.

A cor Marrom está ligada a mãe Terra, as coisas sólidas, permanentes, portanto,nos mantêm interligados com padrões antigos, sendo necessário se abrir para novas idéias.

A cor Cinza é a cor da abnegação, assim como também do medo e do impedimento em expressar o verdadeiro EU, a utilização repetidas vezes desta cor faz com que se crie uma barreira de acesso às pessoas.

A cor Amarela nos ajuda nos estímulos da mente, desenvolve nossa racionalidade, nos deixando aberto para novas idéias, expande nossos horizontes, tornando nossa vida ais divertida.

A cor Laranja é o raio da vitalidade, do movimento, a cor que desperta o artista que há dentro de todos nós, desenvolve toda nossa capacidade criativa. É uma cor de alegria, nos livra de inibições e alivia depressões, as tonalidades mais claras do Laranja denotam caridade e necessidades de se envolver com as pessoas.

A cor Vermelha é a cor da vida, pois nosso sangue é vermelho, é uma cor energizadora, da determinação, estimula o amor a continuar fluindo, os tons mais escuros do vermelho podem denotar autocompaixão ou crueldade, esta cor nos dá coragem quando sentimos medo além de ativar nossas emoções e impulsos sexuais.

A cor Rosa é a cor do amor incondicional, transforma o amor humano em uma força espiritual pura, é suave e nos acalma, vermelho róseo nos permite sermos senhores da circunstância, o verde róseo se expressa através da tranqüilidade, o dourado róseo emite vibrações de amo muito elevadas. O rosa quando derramado sob nos reflete como uma “chuva sagrada”.

A cor Violeta é a da transmutação, a dos sacrifícios, porque significa abandonar uma personalidade, um desejo inferior para nossa alma manifestar-se através da vontade divina, independente das conseqüências ao corpo físico.Traz grande magnitude quando acompanhada pela cor amarelo-dourado.

Já a cor Roxa é a cor dos grandes oradores, assim como a cor utilizada para adornar de altares, pois é uma cor que emana o poder sobre o povo. Todas as suas tonalidades devem ser utilizadas para transformar energias negativas em positivas.

A cor Índigo é purificadora, capaz de limpar as impurezas de nossas emoções e o nível mental do nosso ser, cor dos grandes mestres científicos, esta cor nos auxiliará quando ansiarmos por verdades espirituais, bom para meditação ou para escrever.

A cor Azul abrange as propriedades terapêuticas, cor da paz e da serenidade e da beleza, á cor que se refere ao que há de melhor e mais elevado na humanidade, possui efeito refrescante e tranqüilizador. O azul claro é um espelho para ver e ouvir melhor o reflexo de planos superiores, o azul marinho denota comando sobre as situações, podendo revelar características negativas como uma pessoa convencida da própria superioridade, ou uma pessoa emocionalmente instável, o azul-real indica lealdade e integridade, e pessoas que não gostam de estar no meio da multidão.

A cor Verde esta relacionada com a forma que utilizamos nossa energia, esta cor é benéfica para o sistema nervoso, nos ajuda a relaxar e desfazer problemas, é a cor do equilíbrio, se estiver ligada ao centro do coração sentiremos simpatia e compaixão pelos outros, é a cor da esperança e também está relacionada com o amor-próprio e nossos auto-conceitos.

A cor Turquesa, sendo a mistura do verde com o azul nos proporciona a capacidade de acalmar, relaxar e enfrentar um grande número de pessoas, pois é um calmante cerebral.

A cor Magenta é a mistura do vermelho com o violeta, formada por cores poderosas nos dá autoridade, poder de comando e capacidade de perceber instintivamente se uma pessoa é boa em alguma tarefa.

A cor Branca denota pureza, no entanto podem revelar uma tendência ao perfeccionismo, as pessoas sentem obrigação de usá-lo, pois precisam da energia do branco a sua volta e apesar de conter todas as cores deve ser utilizada sempre com adornos coloridos, para não desgastar a energia.

Na Yoga, as cores mais utilizadas são o azul e o laranja.
-> O azul tem poder sedativo, é calmante. Você pode mentalizá-la para ajudar sedar a dor.
-> O laranja tem pode de calor, é estimulante. Você pode mentalizá-la para estimular determinados pontos do corpo (músculos, tendões, tecidos, etc).





O Uso Terapêutico das Cores



Uso terapêutico das cores

A cor vermelha:

· age sobre o sistema muscular
· estimula os nervos sensoriais
· age sobre a glândula supra-renal e libera adrenalina no corpo
· Bom para problemas circulatórios
· Ajuda em resfriados e anemias e em casos de anemia
· NÂO use para inflamações, nem para distúrbios emocionais, além de não ser aconselhável a quem tem problemas cardíacos.


A cor Laranja:

· age sobre o sistema circulatório
· ajuda em caso de espasmos e cólicas
· enfermidades do peito, reumatismo crônico e asma
· inflamação dos rins e calculo na vesícula
· alguns distúrbios digestivos
· recarrega o corpo etérico (matriz do corpo físico)


A cor Amarela:

· ativa os nervos motores
· estimula a produção de bílis
· ajuda as glândulas linfáticas
· ajuda na eliminação/ acumulo de óxido cálcio em casos de artrite
· regulador de peso
· doenças de pela
· esgotamento nervoso
· NÂO use em casos de colapso nervoso


A cor Verde:

· age no sistema digestivo
· alivia a tensão e relaxa o coração
· ajuda a aliviar dores de cabeça e nevralgia
· estimula a glândula pituitária
· Bons em casos de choque
· controla a pressão sanguínea (verde-claro para pressão alta, verde escuro para pressão baixa)


A cor Azul:

· age sobre o sistema respiratório
· acalma a mente e os nervos
· bom para enfermidades da garganta, picadas, machucados e coceiras
· insônia e dores menstruais
· inflamações nos olhos
· problemas de dentição
· em casos de choque


A cor Violeta:

· distúrbios mentais, nervosos e emocionais (se excessivos)
· mantém o equilíbrio de potássio no organismo
· controla a fome excessiva
· purifica o organismo, acalma e suaviza
· NÂO use se estiver deprimido


As Cores nos Alimentos